Categorias
Energia Solar

A importância do comissionamento em sistemas fotovoltaicos.

Seu sistema fotovoltaico está apresentando algum tipo de problema, como falhas constantes, ou até mesmo geração de energia abaixo do previsto? Talvez tenha faltado um item importantíssimo, o comissionamento.

O que é?

O comissionamento é um conjunto de procedimentos padronizados de verificação e testes, que visam principalmente a operação segura do sistema fotovoltaico. No comissionamento são verificados desde o projeto, até os equipamentos efetivamente instalados no local, passando pela análise das boas práticas de engenharia e eventualmente os requisitos do proprietário do sistema.

Quais são os benefícios?

Os benefícios de se realizar o comissionamento de um sistema fotovoltaico são diversos, entre eles podem ser destacados:

  • Evita riscos de incêndio, choques elétricos, mau funcionamento;
  • Garante ao proprietário do sistema que tudo aquilo que foi adquirido está entregue, devidamente instalado e operando dentro dos padrões;
  • Otimiza o lucro de eventuais investidores, pois minimiza eventuais paradas devidas a defeitos e falhas;

  • Diminui custos de operação e manutenção do sistema, pois garante-se que tudo está devidamente documentado e registrado, facilitando assim a localização de eventuais defeitos, bem como acelera o processo gasto com eventuais testes e manobras durante a manutenção;

É obrigatório?

Não há uma lei específica que torne obrigatória a realização de comissionamento em sistemas fotovoltaicos. Porém está em vigor desde 2014 a ABNT NBR 16274 a qual trata sobre os requisitos mínimos para documentação, ensaios de comissionamento, inspeção e avaliação de desempenho de sistemas fotovoltaicos. Além disso, o código de defesa do consumidor diz:

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

VIII - colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro);


Ou seja, não seguir o que está em normas é estar nos limites da ilegalidade. Isso é ruim tanto para quem está executando um determinado serviço, como para aquele que está contratando o mesmo. Além disso, a ABNT NBR 16274 diz que determinados tipos de ensaios, previstos no comissionamento, são obrigatórios a TODOS os sistemas, independentemente da escala, do tipo, da localização ou complexidade, o que reforça a ideia que todos os sistemas devem passar por um comissionamento.

Quem realiza?

O comissionamento deve ser realizado por equipe especializada, de preferência que não tenha responsabilidade técnica pelas etapas de projeto e/ou execução, garantindo assim a imparcialidade.

Quanto custa?

Não se pode falar em números absolutos, pois o preço vai depender diretamente do tamanho e complexidade da instalação sob análise. O que se deve pensar é que o comissionamento evita custos desnecessários, retrabalhos, entre outros gastos - estes, sim, devem ser evitados. Além disso, o comissionamento do sistema não inviabiliza economicamente o empreendimento, salvo raríssimas exceções.

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de um orçamento?
Entrar em contato

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *